Alimentos para o Sistema Nervoso

Olá pessoal! É hora de trabalhar e entender melhor a série Alimentos para o Sistema Nervoso.
Nosso cérebro é um “ferramenta” que tem um funcionamento básico através de duas simples e essenciais substâncias: oxigênio e glicose. Mas fora isso temos que saber que muitos outros nutrientes também são necessários para o desenvolvimento do nosso pensamento, da memória, de nosso auto controle e de algumas outras funções de nossa mente que têm a sede em nosso cérebro.
Fazendo uma breve análise descobrimos que as vitaminas do grupo B são as que mais influencia no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso em conjunto. A falta de vitamina B1, como exemplo provoca irritabilidade e depressão, e como outro exemplo, a falta de vitamina B6 provoca nervosismo e fadiga.
Outro fator que influencia diretamente na atividade dos neurônios são os minerais, podemos utilizar como exemplo a falta de magnésio no organismo que produz o nervosismo e a ansiedade.
Alguns ácidos graxos não saturados como o linoleico, que é predominante nas frutas secas são fundamentais e e necessários para o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro de uma criança. Ao contrário, o consumo excessivo de açúcar e de alguns certos aditivos como os corantes, afeta o sistema nervoso além de alterar o comportamento.
Antes de tratarmos 17 doenças causas pelo sistema nervoso, vamos tratar de falar um pouco sobre a sua principal:
Nervosismo
Sua definição: É um estado em que o sistema nervoso encontra-se em excitação, respondendo de forma exagerada ou fora de proporção a alguns estímulos considerados normais.
Causas: Qualquer droga, melhor dizer todas as drogas atuam sobre o sistema nervoso produzindo o nervosismo ou agravando o mesmo. Porém, em alguns casos, pode parecer que está acontecendo o contrario, que está o acalmando, mas é pura impressão, podendo logo após passar o efeito ele reapareça muito mais forte com maior intensidade. Como sabemos, o consumo de fumo, álcool, café ou outras bebidas estimulantes, são a causa mais comum de provocar o nervosismo ou de falta de equilíbrio do sistema nervos.
Como tratar: Além do consumo dos alimentos recomendados para o nervosismo, podemos dizer que alguns hábitos saudáveis podem ajudar a “detê-lo”.
- Tomar um bom café da manhã evitando a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) que é produzida na metade da manhã e provoca o nervosismo e irritabilidade.
- Alimentação em intervalos regulares para evitar um grande aumento no nível de glicose no sangue.
- Dormir suficientemente e de forma regular (coisa que eu não faço, mas deveria)
- Praticar alguma atividade física, algum esporte, principalmente corrida ou caminhada.
Você também deve aumenta o consumo de determinados alimentos como:
- Aveia.
- Gérmen de trigo.
- Girassol, sementes de castanha-do-pará.
- Nozes.
- Alface.
- Abacate (engorda pra caramba).
- Castanha-de-cajú.
- Ervilha.
- maracujá.
- Damasco.
- Pólen (só não vá sair comendo flores).
O que você deve reduzir ou eliminar:
- Bebidas estimulantes (café, chá-preto, mate etc.).
- Bebidas alcoólicas.
- Açúcar Branco.
Lembre-se que nunca é tarde para começar a fazer a forma certa!