Couve manteiga, refogada
Valor nutricional da Couve manteiga, refogada
Curiosidades:
A couve é da família das crucíferas, da qual existem numerosas variedades.
Os membros da família das crucíferas ( couve-flor, couve de Bruxelas, brócolis, couve-chinesa, repolho) são excelentes fontes de compostos funcionais como isotiocianatos, indóis, tiociananatos e nitrila, substâncias químicas que podem oferecer proteção contra o câncer.
Para que estas substâncias benéficas sejam liberadas e aproveitadas por nosso corpo é fundamental que sejam trituradas ou mastigadas ainda cruas e sem a presença de substâncias ácidas, portanto nada de consumi-las com bastante vinagre ou limão. Tampouco serve aquela couve muito cozida que já está quase marrom, é preciso que esteja bem verdinha.
Ao ser mastigada ou triturada é que ocorre a liberação de uma enzima chamada mirosinase que libera seus bioflavonóides. Além disso, o vegetal é rico em vitaminas e sais minerais e portador de boa quantidade de ferro, cálcio, potássio e ácido fólico.
A couve crua contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas, e esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo.
O cálcio contido na couve é 57% mais disponível para absorção contra 37% do cálcio dos produtos lácteos, sendo portanto uma fonte ideal para quem necessita de maiores teores de cálcio, mas não pode consumir lácteos.
Imagem: Couve manteiga, refogada
Abaixo veja a tabela nutricional
Tabela Nutricional
[TABLE =79]