Femproporex – Remédios para Emagrecer
Femproporex é um remédio para emagrecer de uso controlado da classe das anfetaminas. É utilizado como coadjuvante no tratamento da obesidade, por seu efeito anorexígeno, causadora da perda de apetite ou controle. O femproporex, um agente simpatomimético com ação similar à dexanfetamina. Age causando a queda do apetite e diminuição da sensibilidade do oufato e na degustação de alimentos, o que leva a uma diminuição da ingestão de alimentos. Ocasiona aumento da atividade física, caso o paciente esteja tomando este remédio também deve ser preescrito pelo médico a pratica de atividades fisícas o que aumentara a diminuição de peso. O Femproporex age diretamente no celebro na região de atividade resposavel pela sensação de fome, tendo como neurotransmissor a noradrenalina.
Juntamente com a anfepramona e dietilpropiona, o femproporex é um dos remédios para emagrecer mais usados no Brasil como inibidor de apetite. Além destes três, há a sibutramina, que é mais nova e também mais cara.
O Brasil é maior produtor e consumidor do femproporex no mundo, segundo o relatório da ONU de 2009 sobre drogas psicotrópicas e medicamentos controlados, o Brasil produziu 72% desta substância comercializada no mundo.
Femproporex é uma uma anfetamina pesada e com poder de dependência muito forte, é proibida em muitos países do mundo. Existem outras alternativas mais seguras para o tratamento da obesidade como a anfepramona (também é uma anfetamina, entretanto o seu poder de efeito é muito mais preciso e seguro) e o Mazindol (um inibidor de apetite que não pertence as classes da anfetamina).
Os efeitos colaterais do femproporex são boca seca, insônia e irritabilidade. É extremamente contra-indicado para pessoas com distúrbios cardiacos, incluindo hipertensão arterial moderada. O femproporex nunca chegou a ser aprovado pela FDA. A muito perigo em usar drogas como está sem o acompanhamento de um médico especializado, a sua interrupção pode causar efeitos de abstinência, que podem incluir: ansiedade, depressão, agitação, fadiga, sono excessivo, apetite aumentado, psicose e pensamentos suicidas.