Alimentos com Ferro para combater a Anemia
Baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios são alguns dos sintomas desenvolvidos pela anemia, doença que atinge milhões de brasileiros em todas as classes sociais.
A anemia é um distúrbio que ocorre quando o corpo não possui ferro o suficiente para produzir a hemoglobina (proteína que transporta oxigênio no sangue) necessária para a formação das hemácias. A hemoglobina ajuda a fornecer e transportar oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo. Se as células não tiverem um fornecimento adequado de oxigênio, podem ocorrer cansaço e fraqueza, sintomas associados à anemia por deficiência de ferro (o tipo mais prevalecente de anemia), que é um problema reversível.
Além da anemia ferropriva, há também a anemia por deficiência de folato, a anemia perniciosa e outros tipos mais raros como a anemia aplásica, a anemia hemolítica, a talassemia e a anemia falciforme.
De maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários fatores:
- Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
- Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses;
- Anormalidades genéticas;
- Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.
Crianças pequenas e mulheres em idade fértil correm maior risco de desenvolver anemia por deficiência de ferro. A gravidez também aumenta o risco de anemia porque a absorção de ferro por parte do feto pode exaurir as reservas maternas desse mineral.
Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.
A melhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, a alimentação bem variada, rica em alimentos com ferro ou enriquecidos e fortificados com o mineral.
Deve-se ressaltar que as melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal – fígado e carnes de qualquer animal – pelo fato de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, leite e ovos não são boas fontes de ferro, embora já exista no mercado leite enriquecido com ferro, que uma boa opção.