Dieta das Fibras
Dieta das Fibras
A dieta das fibras, se baseia na inclusão de alimentos ricos em fibras na alimentação diária, distribuidas em todas as refeições…
A dieta das fibras ajuda muito na reeducação alimentar, pois não é necessário ficar sem comer ou então comer muito menos, você deve trocar parte dos alimentos das refeições por alimentos ricos em fibras. As fibras agem como uma esponja absorvendo os açucares e também as gorduras, acelera o metabolismo “você gasta mais calorias enquanto come” e as fibras levam mais tempo para serem absorvidas aumentando o tempo de saciedade. Melhora a qualidade da pele, ajuda a diminuir a barriguinha, retira as toxinas do corpo,com as fibras o intestino trabalha melhor.
Com o passar do tempo e a visualização dos resultados você começa perceber ainda mais o quanto pode melhorar, e é isso que vai ajudar na sua reeducação alimentar “os resultados” assim se acostuma com a nova rotina de alimentação. Todos sabem que o maior rival da volta do peso antigo são aquelas comidinhas engodativas, com a dieta das fibras os adeptos acabam se acostumando mais facilmente a ir eliminando estes alimentos.
Alguns estudos mostram que as pessoas que tem uma grande quantidade de fibras na sua dieta, tendem a perder em apenas um terço do tempo “3x mais rápido” do que levaria para pessoas sem muitas fibras na dieta. Não somente isso, mas a dieta das fibras ajuda a tratar diabetes e colesterol elevado.
Na Dieta das Fibras você deve priorizar o café da manha assim como a ingestão de uma boa quantidade de fibras, pode ainda ajudar mais após o café da manha e um tempo antes do almoço fazer um lanche ingerindo mais algumas fibras o que não vai deixar você com muita fome na hora do almoço. Na hora do almoço procure sempre ter as fibras presentes novamente o segredo esta ai, todas as refeições devem apresentar uma quantidade de fibras, comece as refeições principais com as saladas para ajudar na saciedade. Comer fibras a noite é uma boa maneira de evitar aquela larica antes de dormir.
Beba agua, é essencial ingerir em torno de 2 litros de agua divididos ao longo do dia, com o aumento na ingestão de fibras é necessária uma maior hidratação pois sem pode haver um risco de prisão de ventre então beba agua, de preferencia para tomar logo antes das refeições principais, se você ingerir uma hora antes tera um aumento na dilatação do estomago e uma diluição do suco gastrico e isso pode aumentar o apetite.
A função das fibras é ajudar os nutrientes a passar pelo sistema digestivo, fazendo com que o intestino trabalhe mais corretamente.
Aonde encontro as Fibras?
São encontradas apenas no vegetais ex: grãos, hortaliças e frutas, algumas trabalham ajudando a absorver agua “onde se forma uma espécie de gel e permanecem mais tempo no estomago” estas são as fibras solúveis. E a também as fibras insolúveis “não absorvem tanta agua mais ajudam no transito intestinal”.
Estas são boas fontes de fibras solúveis: leguminosas (feijão, lentilha) e sementes; cereais (aveia, arroz); frutas (polpa de maçã, laranja, banana); hortaliças (cenoura, batata). Agora, as campeãs em fibras insolúveis: farelo de cereais (trigo, milho), grãos integrais (pão, biscoito, arroz, macarrão não refinados), oleaginosas (noz, amêndoa, castanha-do-pará). Tanto um tipo quanto o outro tem algo em comum: não digeridas pelo organismo, as fibras passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, carregando com elas moléculas de gordura e de colesterol.
.
Ranking dos campeões dos alimentos ricos em fibras
grãos
1 xíc. (chá) de lentilha = 7,9 gramas
1 xíc. (chá) de soja = 7,8 gramas
1 xíc. (chá) de feijão = 7,5 gramas
1 xíc. (chá) de ervilha = 7 gramas
hortaliças
1 xíc. (chá) de couve-de-bruxelas = 6,4 gramas
1 xíc. (chá) de brócolis = 5,4 gramas
1 xíc. (chá) de berinjela = 4 gramas
1 batata média = 3,5 gramas
1 batata-doce média = 2,1 gramas
frutas
1 xíc. (chá) de coco ralado seco = 6,6 gramas
1 abacate médio = 6 gramas
1 pêra média = 4 gramas
1 figo seco médio = 3,7 gramas
1 maçã média = 3 gramas
1 kiwi grande = 3 gramas