Dor de Garganta
Neste artigo:
O que é | Causas | Sintomas | Tipos | Tratamento | Remédios – Caseiros
O que é Dor de Garganta?
A dor de garganta é muitas vezes uma inflamação na região das mucosas da garganta, o que gera uma sensação de cócegas, de “queimação” na garganta, dor (muito) forte e irritação.
A dor de garganta é na realidade um sintoma de uma outra doença (resfriado, alergia).
A boca e a garganta constituem quase sempre a primeira etapa para a entrada de corpos estranhos ou agentes infecciosos (vírus, bactéria,…). As dores de garganta são então em geral, o primeiro sintoma de um resfriado.
Causas
A causa das dores de garganta é na maioria das vezes viral. Na verdade, as dores de garganta em geral cabem aos vírus do resfriado.
As dores de garganta são então um dos sintomas (junto com a febre,…) do resfriado.
Estima-se que existam cerca de 200 vírus diferentes que podem provocar um resfriado e, portanto, uma dor de garganta.
A dor de garganta pode também ser causada ou favorecida por um ar muito seco, pela fadiga (após um enfraquecimento so sistema imunológico), uma alergia, o tabaco (por exemplo a fumaça do tabaco, em um recinto), o estresse ou o nervosismo, uma faringite (inflamação da garganta), uma laringite, ou o simples fato de ter falado ou gritado muito.
A mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) pode também ser uma causa da inflamação de garganta.
Sintomas
Os sintomas clássicos de uma dor de garganta são habitualmente:
- inchaço eventual dos gânglios linfáticos,
- rouquidão,
- mau hálito,
- garganta avermelhada com queimação eirritação (sinais típicos de uma inflamação),
- dificuldade para engolir alimentos sólidos,
- outros sintomas típicos de um resfriado, como a febre ou oresfriado,
- possíveis dificuldades respiratórias.
Favor consultar rapidamente um médico em caso de complicações ligadas às dores de garganta, como por exemplo: febreelevada, inflamação da garganta,ou ainda uma dificuldade para respirar.
Tipos
Confira quais os tipos de dores de garganta e qual pode ser o seu tipo, lembre-se que somente um médico pode indicar um tratamento apropriado.
Faringite
A faringite é uma inflamação na faringe – parede localizada no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. Sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação.
Amigdalite
A Amigdalite é uma inflamação nas amígdalas – tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede lateral da garganta; o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.
Sintomas: dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral, e pequenas feridas vermelhas podem aparecer. Quando houver placas de pus, uma bactéria foi a causadora da infecção.
Tratamento: se parecer viral, siga as mesmas indicações dadas para faringite. Mas se você enxergar pus, procure o médico imediatamente.
Laringite
A laringite pode ser confundida com faringite, mas a infecção acontece na laringe e frequentemente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde a voz é produzida – não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos.
Sintomas: primeiro, aparece dor local na região da laringe. Em seguida, vem a rouquidão e, por último, surge uma tosse seca e irritativa.
Tratamento: siga o mesmo indicado para faringite. E caso a rouquidão dure por mais de uma semana, vá o médico – ainda mais se você beber e fumar muito. Esse ato pode diagnosticar ou prevenir câncer na laringe!
Abra a boca e veja onde dói. Se consegue enxergar a região, é mesmo uma dor de garganta.
Tratamento
Os tratamentos clássicos contra as dores de garganta podem ser os seguintes:
- Medicamentos à base de um anestésico local associado a um antisséptico. Estes medicamentos vão permitir acalmar a dor e desinfetar as mucosas da garganta.
Estes medicamentos são freqüentemente utilizados em comprimidos para chupar ou em gargarejos. - Antálgicos, como aqueles à base de paracetamol, ibuprofenoou AAS (Aspirina®), estes antidor permitem sobretudo, completar a terapia em caso de fortes dores e febre relacionada às dores de garganta.
Remédios Caseiros
alguns exemplos de remédios caseiros para dor de garganta são:
- Gengibre: Com ação antibactericida que combate os germes causadores da dor de garganta. Pode ser utilizado em forma de chá, presente em balas ou spray para garganta que se vende nas farmácias.
- Limão com Orégano: Ferva a água e adicione a cebola e o óregano, deixando ferver por 7 minutos e desligue o fogo. Coe a infusão e adicione o suco dos 3 limões. Faça gargarejos 2 vezes ao dia.
- Alho: Fortalece o sistema imune e ajuda o organismo a se recuperar mais rapidamente. Coma 1 dente de alho cru ou tome 1 cápsula por dia.
- Sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, que são ricos em vitamina C e fortalecem o sistema imune. Tome o suco de 3 a 4 vezes ao dia.
1 Comment
Oi estou com muita dor na garganta qd eu espirro doi tudo da umas queimaçao e coicera sera q estou com a garganta inflamada ? espero resposta ! xau !