Tipos de Distúrbios Alimentares
Tipos de Distúrbios Alimentares
Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.
A grande maioria – mais de 90% – daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta “ideal”.
Falaremos de cada um deles agora. Leia com atenção e, ao se identificar com algum deles, procure um especialista.
Anorexia Nervosa
Inanição auto-imposta em um esforço obsessivo de perder peso e ficar magro.
Sinais – Perda de peso drástica; preocupação com comida, calorias e peso; usar roupas largas ou em excesso; prática de exercícios rígida e exagerada; alterações de humor e a evasão de atividades sociais que envolvam comida.
Bulimia
Comer muito e de forma compulsiva e depois usar algum método de purgação como vômito, diuréticos, laxantes ou exercícios em excesso.
Sinais – Preocupação excessiva com o peso; ir ao banheiro após as refeições; temperamento depressivo; dietas restritas seguidas por “ataques de comer” compulsão de comer e críticas crescentes a respeito do corpo.
Bulimia e Anorexia
Anorexia nervosa com a prática de um ou mais comportamentos bulímicos. É importante ressaltar que a presença de um ou dois destes sinais não indica necessariamente a presença de um distúrbio alimentar. Diagnósticos definitivos devem ser feitos por profissionais aptos.
A anorexia e a bulimia levam à inanição e à desidratação, que podem resultar em perda da força e vigor muscular, diminuição do poder aeróbio e anaeróbio, perda da coordenação motora, comprometimento da capacidade de julgamento e outras complicações que prejudicam a saúde e diminuem a performance. Esses sintomas podem ser evidentes desde o princípio ou podem demorar até se tornarem aparentes.
Muitos estudantes atletas tiveram boas performances ao mesmo tempo em que sofriam de distúrbios alimentares. Portanto, o diagnóstico do problema não deve se basear somente na diminuição da performance atlética. Treinadores e médicos supervisores devem estar atentos a estudantes atletas suscetíveis a distúrbios alimentares, principalmente em esportes em que a aparência ou peso são fatores que influenciam a performance. Decisões relacionadas à perda de peso devem basear-se nas seguintes recomendações para reduzir as chances de um distúrbio alimentar:
1. A perda de peso deve ser um consenso entre o treinador e o atleta, com a presença de médicos e nutricionistas;
2. Todos os envolvidos devem desenvolver um plano sensato e realista;
3. Planos de perda de peso devem ser desenvolvidos de acordo com a pessoa. Se aparecer um problema, é indispensável a avaliação médica detalhada do atleta suspeito de distúrbio alimentar. Uma vez confirmado o distúrbio, a mudança de comportamento deve vir das instruções dos profissionais por meio de orientação nutricional, psicológica e/ou psiquiátrica. A implementação de grupos de apoio, acesso à orientação pessoal e uma linha telefônica de apoio deve ser considerada em cada campus, já que os distúrbios alimentares são um problema crescente que traz sérias conseqüências para saúde.
Educação a respeito dos distúrbios alimentares é uma boa medida preventiva. Em 1989, o departamento atlético de cada instituição membro recebeu o projeto da NCAA “Nutrição e Distúrbios Alimentares nos Esportes na Faculdade”. Esse material, que incluiu fitas de vídeo e suplementos escritos, deve ser analisado por administradores esportivos, treinadores, equipes médicas e atletas.
Além disso, em 1992 a Universidade Americana de Medicina Esportiva começou a desenvolver materiais informativos a respeito da tríade da atleta: distúrbios alimentares, amenorréia e osteoporose.
3 Comentários
as minhas amigas vivem dizendo q estou gorda e tirando onda com minha cara mas eu acho q estou no peso ideal… uma amiga minha esta com o inicio de anorexia e eu tou com muito medo de chegar pra ela e falar com medo dela me chingar e ficar chateada comigo o que é que eu faço?
essas pessoas sao doidas…
essas pessoas sao muito idiotas e sem nocao