Vegetarianismo
Você sabe o que é?
O vegetarianismo é uma opção dietética que estipula a alimentação de origem vegetal, ou seja, uma dieta baseada em grãos, cereais, frutas,verduras, legumes, sementes e nozes, eliminando carnes de qualquer tipo. Geralmente os motivos que incentivam a prática do vegetarianismo são por motivos de saúde, religiosos, preferências pessoais e motivos ecológicos.
Alimentos da dieta
A dieta exclui todo tipo de proteína animal, como a carne vermelha (carne de gado, cavalo, carneiro), carne branca (frango, peixes, coelho, avestruz) e frutos do mar (crustáceos e moluscos).
Porém eles podem consumir alguns alimentos que tem determinada origem animais como leite, mel e ovos. A partir disso eles são classificados em lacto-vegetarianos (aqueles que consomem leite), api-vegetarianos (os que consomem mel), ovo-vegetarianos (que consomem ovo), ovo-lacto vegetarianos (que consomem ovos e leite) e por fim, veganos (que são os mais restritos, não consumindo nenhum tipo dos alimentos citados acima.
Efeitos no organismo
Pela ausência da proteína animal, dois problemas são normalmente encontrados em vegetarianos: o aumento de peso, pelo consumo elevado de alimentos calóricos, como batatas, farinha e azeite, e anemias, causadas pela baixa ingestão de vitamina B12, encontrada principalmente na carne.
Dieta ideal
Uma dieta ideal deve conter aproximadamente 70% de alimentos vegetais e 30% de alimentos animais. Entretanto, os vegetarianos que precisam fazer o uso de diferentes combinações entre os alimentos para aumentar a sensação de saciedade. Por isso é recomendável ouvir um nutricionista, que tenha a capacidade de criar novas opções para este tipo de dieta, mesclando vegetais e legumes, crus e cozidos.
Para evitar o risco de anemias, é indispensável ingerir verduras de folhas escuras que são ricas em ferro como espinafre e brócolis, por exemplo. Também é apropriado o consumo de farinhas de trigo e milho especiais que receberam ferro para ajudar nos baixos níveis de ferro. Outra dica é consumir frutas cítricas, como a laranja e limão, que não possuem ferro especificamente, mas são ricas em vitamina C, substância a qual melhora a absorção do ferro em outros alimentos.
Conclusão
Muitos estudos demonstram que o vegetarianismo está relacionado a uma melhor qualidade de vida e longevidade. É possível se obter todos os tipos de nutrientes necessários para um organismo saudável, seguindo uma dieta apenas vegetariana, desde que planejada com variação.