Verão com Saúde e Disposição
O verão é uma época propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. Inicia-se oficialmente no dia 21 de dezembro, época das festas de final de ano e, para muitos, período de férias, de viajar, ir à praia ou refrescar-se numa piscina junto com os amigos. Para aproveitar com saúde esse período de temperaturas que às vezes ultrapassam os 40ºC, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e hidratação e nutrição.
Com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo , uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A transpiração excessiva, o esforço físico ou vômitos e diarréias provocados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, podem causar um problema muito comum nesta época do ano: a desidratação. Para preveni-la, é importante que as pessoas, principalmente crianças e idosos tenham uma boa alimentação e ingiram líquidos de forma regular. Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água/dia na forma de suor, urina, fezes e perspiração. Por isso, devemos repor essas perdas diárias com muito líquido. Exemplos são os chás verde, branco, amarelo e vermelho, derivados da Camellia sinensis. Os chás apresentam ação diurética e termogênica, dependendo do conteúdo de princípios ativos (polifenóis e cafeína). Isto quer dizer que eles podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, favorecendo o gasto total de calorias. Já é possível encontrar no mercado versões práticas e instantâneas, na forma de pó, que podem ser preparadas geladas e são super refrescantes para a temporada de verão que se aproxima. Outra excelente opção neste período de calor é a água de coco. Com baixo valor calórico (19 calorias/100mL), a bebida pode ser utilizada como substituto da água, para saciar a sede, e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação ou durante atividade física intensa. A água de coco tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perdas de minerais no caso de vômitos e diarréias.
ALIMENTAÇÃO. Durante o verão é comum as temperaturas elevadas provocarem uma inibição da fome, ao contrário do inverno que aumenta o nosso apetite. Este efeito anorexígeno (inibidor da fome) induzido pelo calor, pode agir negativamente se ficamos em jejum. Por isso, a melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão. Muitos alimentos apresentam a gordura em uma forma “escondida” ou camuflada, o que ocorre com os queijos amarelos, amendoins, os salgadinhos de pacote, pastéis, calabresa e salames fatiados, patês, maioneses, chocolates e sorvetes em massa, entre outros.
HORÁRIOS. No verão, época de férias, as pessoas costumam levantar-se mais tarde e programar atividades que fazem com que os horários das refeições não sejam seguidos rigorosamente. Se você é uma pessoa controlada, isso pode até não trazer consequências. Mas existem pessoas que quando saem do ritmo do dia a dia, passam a comer mais e chegam ao final das férias com quilos a mais do que quando entraram. É importante estabelecer horários para se alimentar e, do meu ponto de vista, procurar fracionar a alimentação em pelo menos 4-5 refeições, comendo menores quantidades mais vezes ao dia.
PRAIAS E CLUBES. Procure levar o lanche de casa, pois dificilmente você encontrará alimentos saudáveis sendo vendidos nesses locais. Geralmente os bares de praias e clubes oferecem comida muito gordurosa, com pouco valor nutritivo. A minha sugestão é que nesses locais as pessoas façam uma alimentação leve à base de frutas, hortaliças e lanches naturais.
A Drª Jocelem Salgado é autora dos livros: ‘Faça do Alimento o seu Medicamento’; ‘Pharmacia de Alimentos’; ‘Alimentos Inteligentes’ e ‘Guia dos Funcionais’ (publicado em 2009).
Conserve os alimentos
Devido às temperaturas elevadas dessa época, os alimentos podem se deteriorar mais rapidamente. Por isso, ao comprar frutas, verduras e legumes verifique atentamente o seu estado geral, evitando os que estiverem amassados, batidos e manchados. O armazenamento deve ser feito logo após as compras e sob refrigeração, utilizando as gavetas inferiores para frutas e verduras e a parte superior (congelador ou freezer) para o armazenamento das carnes em geral. As carnes só devem ser conservadas em outros compartimentos da geladeira se forem consumidas no mesmo dia. Dessa forma, pode-se evitar o crescimento e o desenvolvimento de microorganismos deterioradores. O consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicação alimentar.
Cuidado com o excesso de álcool
Especialmente no verão e nas festas de final de ano, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação, pois o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.
Para finalizar, saliento que depois da comilança das férias, o importante é retomar logo no início do ano-novo as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evitar o excesso de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, etc.), aumentar o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para carnes magras e laticínios desnatados.
Lembro que nunca é tarde para começar a cuidar da alimentação, retomar as atividades físicas, do modo que seja possível e não impraticável. Quando estabelecemos metas possíveis, mesmo que aparentemente mínimas, nossa satisfação em conseguir cumpri-las nos impulsiona a estabelecer novos objetivos, até que se consiga atingir o ideal.