Carboidratos
Veja mais sobre as carboidratos:
Função | Dieta | Alimentos Ricos
Os carboidratos são a principal fonte energética de organismos vivos, como nós, participam também na estruturação das células e açidos nucléicos. São a biomolécula mais abundante na natureza, sua formula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome “carbo-hidrato“, ou “hidratos de carbono”.
Monossacarídeos são os açúcares simples, consistem numa só unidade cetônica. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.
Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.