Chá de Sene e seus riscos
Alguns hábitos, principalmente de uso de fitoterápicos ervas medicinais, por serem praticas de terapias naturais, podem parecer saudáveis e serem usadas erroneamente, . Fitoterápicos (remédios a base de ervas e chás) e homeopatias são remédios e devem ser prescritos por um médico.
Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: Romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas, principalmente o chá de romã; manga é uma fruta de difícil digestão, não aconselhada para quem tem úlceras e gastrite; poderia dar uma infinidade de contra indicações, mas são alimentos muito benéficos em outros casos, então o importante é o consumo consciente.
A constipação intestinal é um mal cada vez mais freqüente em adultos, principalmente nas mulheres, com maiores ocorrências nas grávidas. Como o bom fluxo intestinal é fundamental para uma boa saúde, algumas pessoas adotam o uso de laxantes, os mais conscientes dão preferência aos fitoterápicos como o chá de sene e como se mostra muito eficiente, o seu consumo torna-se um hábito.
Aí está o equívoco. O uso do chá laxante deve ser emergencial somente em casos extremos e graves. Normalmente devemos intervir a constipação com uma alimentação adequada. A ingestão de fibras e líquidos é indicada. Algumas pessoas dizem: “Não sei por que fico constipada se ingiro muita fibra durante o dia.” Não adianta ingerir muita fibra e não ingerir líquido suficiente para a sua digestão. Desta maneira irá agravar a situação.
Os laxantes, que são usados de maneira comum no tratamento da constipação, se ingerido de maneira continua “vicia” o intestino e prejudica sua movimentação, levando à uma necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, que não ira mais fazer efeito algum e contribuiria para a incidência da constipação. Por isso, esses remédios não devem ser usados indiscriminadamente e sem orientação médica.
Não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos. Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos. Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.
1 Comentário
Vc sabe se cha de romã é realmente abortivo .?peço que me oriente pq ande tomando para garganta e estou gravida de r mes emeio obligada.