7 Benefícios do Melão de São Caetano
Comum na Asia este vegetal por lá tem o nome comum de melão amargo mas aqui no brasil é conhecido como Melão São Caetano, sendo popular na região de Okinawa, no Japão, também é encontrado em áreas tropicais da Amazônia, Caribe, Ásia e África, além de aparecer em quase todo o Brasil. Possui propriedades medicinais que trazem diversos benefícios para a saúde, podendo ser usado de diversas formas.
Vamos a nossa super lista de benefícios:
1 – Propriedades medicinais
Diversas são as propriedades medicinais do Melão São Caetano, como: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anticarbunculosa, anti-helmínticos, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífugos, antivenéreos, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, emético, emeto-catárquico, emoliente, estomáquico, febrífuga, hemostáticos, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, rubefaciente, supurativa, vomitivos vermífugo e vermicida.
2- Benefícios para a saúde
- em propriedades que ajudam a baixar as taxas de glicose no sangue, podendo contribuir com o tratamento do diabetes tipo II;
- Reduz a acidez que contribui para a produção de pedras nos rins, ajudando o organismo a eliminá-las;
- Contribui para a redução dos níveis de colesterol;
- Tem ação antioxidante que protege as células saudáveis dos danos provocados pelos radicais livres, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer;
- Possui propriedades anticancerígenas que ajudam a combater o câncer de pâncreas, fígado, cólon, mama e próstata;
- Melhora a aparência da pele, além de ser usado para tratar acne, psoríase, eczema e infecções por fungos;
- Atua como um tônico hepático, facilitando a digestão e evitando problemas associados ao fígado;
3 – Possuí ótimos resultados contra o câncer
O suco do vegetal, na concentração de 5% em água mostrou ter um potencial assombroso de lutar contra o crescimento dos quatro tipos de cânceres pancreáticos pesquisados, dois dos quais foram reduzidos em 90%, e os outros em incríveis 98% apenas 72 horas após o tratamento! Grandes laboratórios ficam boquiabertos como uma planta tão despretensiosa consegue desnutrir o câncer sem precisar de nenhuma química complexa.
Um relato sobre o uso do pó da fruta da Dra. Ratna Ray, Ph. D. da Universidade de Saint Louis:
“É difícil medir o resultado exato do tratamento com o extrato de melão amargo no crescimento das células, porém combinado com as terapias e remédios existentes, pode auxiliar na eficácia do combate ao câncer.”
Pesquisadores acreditam que sua ação sobre o câncer deve ser multifocal: em outras palavras, fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar, eliminar infecções dentais e materiais tóxicos dos dentes, alcalinizar o organismo, oxidar o corpo com terapia com oxigênio, e prover nutrientes específicos para dar uma “chave de braço” nos caminhos particulares do metabolismo do câncer.
4 – Para que ela pode ser indicada
Afecções biliares, catarata, cólicas abdominais, colite, cravos, dartro, dores de ouvido, dor reumática, escabiose, enxaquecas, febre, fígado, hemorroidas, infecções da pele, irrigação vaginal, leucorréia, malária, menstruações difíceis, mordida de serpentes, morfeia, problemas de pele em geral, picadas de insetos, problemas gástricos, pruridos, queimaduras, resfriado, reumatismo, úlceras malignas e vermes.
5 – Fonte de vitamina e minerais
Rica em vitamina K, A, B1, B2 e C, além de minerais como cálcio, magnésio, ferro.
6 – Contraindicações
- Gestantes e crianças;
- Pessoas que querem ter filhos;
- O melão de São Caetano possui propriedade abortiva devido a substâncias como charantina (mistura de glucosídeos de esterol), vicina (nucleosídeo da pirimidina) e a p-p-insulina (polipeptídeo), considerados ingredientes ativos capazes de provocar abortos;
- Portadores de diarreia crônica;
- O uso prolongado de melão de são caetano pode prejudicar a flora bacteriana e contribuir para o aparecimento de candidíase.
- Atenção, as sementes possuem compostos tóxicos e, portanto, não devem ser consumidas em grandes quantidades. Pode causar queda drástica da glicose sanguínea, aborto e pode ter ação teratogênica.
- Não deve ser consumida em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos
7 – Como consumir
Chá de Melão São Caetano
Em um recipiente, coloque 1 litro de água e leve ao fogo. Em seguida adicione 2 colheres de sopa da erva melão de são caetano e deixe ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando o chá abafado por aproximadamente dez minutos. Em seguida, você pode coar e consumir. A dose máxima indicada é de duas a três xícaras de chá por dia.
chá de melão de são caetano para corrimento vaginal e menstruações difíceis:Infusão de 10 g de folhas secas em 1 litro de água. Tomar meio copo de manhã e mais meio antes do jantar;
Chá de melão de são caetano para diabetes:
Colocar 5 gramas de folhas frescas picadas em 250 ml de água fria;
Levar ao fogo e ferver por 1 minuto;
Deixar em repouso por 10 minutos e coar;
Tomar meio copo pela manhã e meio copo antes do jantar;
Pomada para furúnculos: Raspar e misturar a polpa da fruta com vaselina;
Frutos cozidos: Indicado para induzir o vômito;
Frutos maduros em cataplasmas: Utilizado para estancar hemorragias;
Suco das folhas: Induz o vômito, tem ação laxativa (solta o intestino), indicado para problemas biliares;
Raiz: Tem ação adstringente, auxiliando a redução de secreções;
Infusão da planta inteira: Indicada para resfriados;
Sabonete: Indicado para tratamento de doenças de pele causadas por fungos, micoses e sarnas, além de controlar parasitas que infestam animais, como os carrapatos e as pulgas.